Retrospectiva Ipplan 2024

30/12/2024 • 16h13 | Atualizado há 04meses 04dias

O ano de 2024 foi marcado por grandes avanços e conquistas para o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan). Ao longo dos meses, o Instituto desempenhou um papel fundamental na construção de uma cidade mais conectada, inovadora, inclusiva e sustentável, com iniciativas que impactam diretamente a vida dos fortalezenses e consolidaram Fortaleza como uma referência em planejamento urbano no Brasil e no mundo.

Vale destacar que o Ipplan também preside (2023-2025) a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE) e durante o ano contou com extensa agenda, incluindo encontros nacionais e internacionais, e lançamento de materiais institucionais e guias.

No campo das conexões, o Ipplan assinou acordo de cooperação com as cidades portuguesas Lisboa e Sines para o planejamento de ações em conjunto no âmbito da inovação e desenvolvimento urbano sustentável e tecnológico. Também oficializou parceria estratégica com Luanda (Angola) para o planejamento de ações em conjunto nas áreas de habitação social, mobilidade urbana e microurbanismo experimental.

Realizou a Semana gLOCAL de Avaliação e participou de importantes eventos nacionais e internacionais onde apresentou projetos inovadores e discutiu políticas públicas para o planejamento urbano e a construção de cidades mais sustentáveis e resilientes. Esteve presente no Congresso Internacional de Geodesign, Encontro Urban95 2024, eventos promovido pelo IBGE, ICLEI, 1ª Oficina de Construção Participativa do Programa Cidades Verdes e Resilientes, Congresso de Cadastro Multifacetado e Gestão Territorial, UrbanShift Latin American Forum e Fórum Urbano Mundial.

Em 2024, o Ipplan avançou em Projetos Inovadores com o lançamento do Desigual Lab, o primeiro laboratório do Sul Global, em parceria com a Universidade de Chicago, com objetivo de aperfeiçoar políticas públicas para a redução de desigualdades socioeconômicas, ambientais e espaciais.

Fortaleza recebeu a primeira visita técnica do Ministério das Cidades e da Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ) após ser selecionada com o projeto “Caminhos Verdes e Azuis - Microurbanismo experimental”. Única do Nordeste, a Capital cearense é uma das seis cidades brasileiras selecionadas para receber consultoria e investimento em projeto urbano integrado.

Lançou o projeto urbanístico “Barras do Mar”, que cria Parque Litorâneo do Pirambu à Barra do Ceará, e ainda lançou o projeto para a instalação de ecobarreira para recuperação de riacho no Grande Bom Jardim. 

No campo da Governança da cidade, o Ipplan organizou as eleições e posse dos Conselhos gestores de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) Prioritárias de Fortaleza, organizou capacitação para este Conselho, além de eleição para presidentes e vices. Também discutiu e recebeu propostas para a revisão do Plano Diretor de Fortaleza do Fórum Permanente das Zeis.

Houveram avanços significativos em áreas de conhecimento e pesquisa, como o lançamento da plataforma 121 Bairros e realização de exposição sobre bairros da Capital; atualizações na plataforma Fortaleza em Mapas passa a incluir novas informações; construção da plataforma do Mapa Colaborativo da Economia do Mar; iniciou o desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento de Eventos Adversos de Fortaleza.

Como reconhecimento das suas ações, Fortaleza passou a integrar o seleto grupo da rede global de cidades C40 de enfrentamento à crise climática. Recebeu o Prêmio Periferia Viva 2024, conquistando o 4º lugar com a iniciativa "Governança Participativa nas Zeis de Fortaleza: Estruturação e Inovação na Transformação Social". Também teve candidatura selecionada no Programa Internacional de Cooperação Mercocidades de Boas Práticas para Políticas Locais de Gênero.

Com 12 anos de existência completados neste ano, o Ipplan também se destacou no campo da Gestão e Governança Interna. Realizou concurso público para cargos de analista de Planejamento e Inovação Urbana; mudou para o Parque Urbano da Liberdade — com sede própria, o Instituto deixou de pagar aluguel; renovou sua identidade visual, ampliou sua comunicação com a cidade por meio da criação de plataformas digitais; e implementou novos sistemas de gestão e monitoramento. 

Abaixo, uma linha do tempo lhe guiará nas principais atividades que fizeram parte da agenda do Ipplan em 2024. 

JANEIRO

● [Cidade com Conexões] Como incentivo à caminhabilidade, o Instituto é adicionado como “Pokeparada” no jogo eletrônico Pokémon GO.

● [Cidade com Projetos Inovadores] Fortaleza recebe a primeira visita técnica do Ministério das Cidades e da GIZ após ser selecionada com o projeto “Caminhos Verdes e Azuis - Microurbanismo experimental unindo pessoas, natureza e tecnologia por uma cidade mais justa, integrada, inclusiva e sustentável”, liderado pela autarquia e construído com outras pastas municipais e com a Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Única do Nordeste, a Capital cearense é uma das seis cidades brasileiras selecionadas para receber consultoria e investimento em projeto urbano integrado.

Saiba mais

● [Cidade com Planejamento] Prefeitura de Fortaleza recebe propostas de cidadãos sobre educação integral.

A iniciativa foi executada pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza em parceria com o coletivo Delibera Brasil e a Rede Conhecimento Social (RCS), com financiamento do Fundo das Nações Unidas pela Democracia (Undef).

A entrega das recomendações é mais um passo no processo de construção de uma política pública com a participação efetiva da população. O objetivo é criar conselhos de cidadãos, compostos por residentes escolhidos de forma aleatória, para que discutam um tema específico, a fim de chegar em propostas para melhorias a serem implementadas pela gestão municipal.

Saiba mais

FEVEREIRO

● [Cidade com Projetos Inovadores] “Barras do Mar”, projeto urbanístico da Prefeitura de Fortaleza que cria Parque Litorâneo do Pirambu à Barra do Ceará é lançado e conta com coordenação do Iplanfor.

Saiba mais

● [Gestão e Governança Interna] Prefeitura de Fortaleza divulga edital do concurso público para cargos de analista de Planejamento e Inovação Urbana do Iplanfor.

Saiba mais 

● [Cidade com Conexões] Prefeitura de Fortaleza, por meio do seu Instituto de Planejamento, assina acordo de cooperação com Lisboa para o planejamento de ações em conjunto no âmbito da inovação e desenvolvimento sustentável urbano. 

Saiba mais

● [Cidade com Governança] Iplanfor capacita membros dos conselhos gestores das Zeis.

Saiba mais

● [Cidade com Conexões] Prefeitura de Fortaleza, por meio do Iplanfor, oficializa parceria estratégica com Luanda para o planejamento de ações em conjunto nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável, habitação social, mobilidade urbana e microurbanismo experimental.

Saiba mais

● [Cidade com Governança] Prefeitura de Fortaleza, por meio do Iplanfor, assina acordo de cooperação com Sines, em Portugal, para desenvolvimento urbano sustentável e tecnológico.

Saiba mais

MARÇO

● [Cidade com Projetos Inovadores] Prefeitura de Fortaleza lança Desigual Lab, primeiro laboratório do Sul Global, em parceria com a Universidade de Chicago.
Unidade de Inovação Governamental funciona no Iplanfor e objetiva aperfeiçoar políticas públicas para a redução de desigualdades socioeconômicas, ambientais e espaciais.

▶ Saiba mais aqui e aqui

● [Cidade com Conexões] Iplanfor apresenta projeto “Caminhos Verdes e Azuis” a pesquisadores em Congresso Internacional de Geodesign.

Saiba mais

● [Cidade com Governança] Conselhos gestores de Zeis Prioritárias de Fortaleza tomam posse.

Saiba mais

● [Reconhecimento] Fortaleza passa a integrar a rede global de cidades C40 de enfrentamento à crise climática. O Instituto de Planejamento liderou o projeto de candidatura.

▶ Saiba mais aqui e aqui

ABRIL

● [Cidade com Conhecimento] Iplanfor lança plataforma 121 Bairros. Ferramenta interativa reúne informações e dados georreferenciados dos bairros da Capital.
A plataforma possibilita, por exemplo, a localização precisa de pontos de ônibus, de unidades de saúde e de escolas. Cidadãos poderão fazer download de "mapa de bolso" com as principais informações e curiosidades de cada bairro.

▶ Saiba mais aqui e aqui

● [Cidade com Conexões] Membros da C40 visitam iniciativas da Prefeitura de Fortaleza com foco em sustentabilidade. A visita tem como objetivo montar um plano de trabalho detalhado para ajudar a Cidade a avançar na sua agenda de sustentabilidade e inclusão, e também levar os vários sucessos e as inovações de Fortaleza para o mundo.

Saiba mais

● [Cidade com Planejamento] Fórum Permanente das Zeis discute propostas para a revisão do Plano Diretor de Fortaleza.

Saiba mais

● [Cidade com Conhecimento] Uso do solo, redes de água e esgoto, dados tributários: atualização da plataforma Fortaleza em Mapas passa a  incluir novas informações.

Saiba mais

● [Gestão e Governança Interna] Iplanfor tem quadro de superintendências e diretorias renovado.

Saiba mais

● [Cidade com Projetos Inovadores] Instituto de Planejamento apresenta o projeto Parque Litorâneo Barras do Mar no UrbanShift Latin American Forum, fórum sobre desenvolvimento e sustentabilidade para cidades. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto.

Saiba mais

● [Cidade com Governança] Comunidades das Zeis nomeiam presidentes e vices do conselho gestor.
O encontro ocorreu na comunidade Serviluz e deu início a um extenso calendário que seguiu até o dia 2 de maio. Nesses encontros, foram definidas as presidências dos conselhos gestores de cada Zeis.

Saiba mais

●  18 de abril
Marco temporal que celebra 12 anos do Instituto de Planejamento de Fortaleza.

[Gestão e Governança Interna] Instituto recebe consultoria sobre diversidade e inclusão, a iniciativa faz parte das atividades de celebração dos 12 anos da autarquia.

[Gestão e Governança Interna] Lançamento do site institucional (ipplan.fortaleza.ce.gov.br) com o objetivo de impulsionar as iniciativas e serviços prestados e garantir maior transparência nas ações realizadas, além de ser um novo espaço virtual de diálogo permanente com a cidade e potenciais parceiros.

● [Gestão e Governança Interna] Em abril, o Iplanfor passou a contar com perfil nas principais redes sociais, promovendo maior transparência em suas ações e ampliando o diálogo com a cidade. O Instituto conta agora com contas no Facebook, LinkedIn e no Instagram (@ipplan.fortaleza). 

● [Gestão e Governança Interna] Após diversas pesquisas, o Iplanfor lançou sua nova identidade visual, mais moderna, inovadora e dinâmica, em decorrência das alterações de nome e acrônimo ocorridas em abril de 2024. 

● [InREDE] Participação no VII Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE) em São Luís (MA).
Atualmente, Fortaleza preside o InREDE (biênio 2023 - 2025). A Rede nasceu parceira do Programa ONU-Habitat e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) em 2022.

● [InREDE] Com o tema ‘Centros Urbanos’, Rede Brasileira de Institutos de Planejamento lança a primeira edição da Cadernos InREDE.

Saiba mais

● [Cidade com Conexões] Prefeitura de Fortaleza discute políticas voltadas à primeira infância no Encontro Urban95 2024, em Recife. 
(A capital cearense sediará o evento anual em 2025)

Saiba mais

●  [Gestão e Governança Interna] Iplanfor realiza a primeira edição do "Dia i". O evento foi criado com o intuito de promover momentos de integração, inclusão e troca de conhecimento entre as diferentes equipes da autarquia.

MAIO

● [Cidade com Conexões] Iplanfor apresenta "Fortaleza em Bairros" em workshop do Programa Cities Forward. Membros de cidades da América Latina e dos Estados Unidos reuniram-se em Workshop de Desenvolvimento de Contexto Favorável.

Saiba mais

● [Cidade com Conexões] Políticas públicas: Iplanfor realiza a Semana gLOCAL de Avaliação 2024.
Durante a programação on-line, servidores públicos, profissionais de avaliação, acadêmicos, pesquisadores e estudantes se unem para discutir práticas e experiências locais de avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Saiba mais

● [Gestão e Governança Interna] Iplanfor promove 2° edição do “Dia i”. A programação contou com a palestra “Ócio na sociedade cansada”, ministrada  pelo doutor e mestre em Psicologia José Clerton de Oliveira. Também houve momento "Conheça nossa área", na qual a equipe da Assessoria de Comunicação do Ipplan apresentou o seu setor. 

JUNHO

● [Gestão e Governança Interna] Ipplan Fortaleza é o novo nome do Instituto de Pesquisa e Planejamento municipal.
O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) passa a se chamar Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza). A alteração de nome e acrônimo consta na Lei Complementar nº 0399, sancionada em maio.

O termo ‘Pesquisa’ foi incluído no nome do Instituto para reforçar uma de suas  importantes atividades. É por meio de pesquisa e da avaliação contínua de projetos, orientada por dados, que a autarquia apoia as diversas políticas públicas municipais.

Saiba mais

● [Cidade com Conexões] O Ipplan participou do evento “Inovação urbana rumo ao desenvolvimento criativo e sustentável - Biodiversidade e cultura para a melhoria da qualidade de vida nas cidades”. O encontro foi realizado pela Prefeitura de Salvador (onde ocorreu) e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na ocasião, foram discutidos os desafios das cidades, a transição climática e o uso de soluções baseadas na natureza (SbN), relacionando cultura, criatividade e turismo para a transformação sustentável da América Latina e do Caribe.

Foram convidados representantes de prefeituras atuantes nas pastas de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Cultura, além de especialistas, acadêmicos e representantes de redes regionais e internacionais de apoio aos governos locais.

● [Gestão e Governança Interna] O Instituto muda sua sede física para o Parque Urbano da Liberdade, conhecido como Cidade da Criança. Com a mudança, o Instituto ganha uma sede própria e deixa de pagar aluguel. Localizado no bairro Centro, o parque foi inaugurado em 1902 e tombado em 1991. Com mais de 25 mil metros quadrados e ampla área verde, o parque abriga pontos de apoio de outros órgãos municipais como a UrbFor, Guarda Municipal e Funci. 

Pensar a Cidade
no Centro da Cidade

● [Cidade com Projetos Inovadores] Prefeitura de Fortaleza instala ecobarreira para recuperação de riacho no Grande Bom Jardim. Trecho do curso d’água também é beneficiado por ações do projeto Caminhos Verdes e Azuis, conduzido pelo Ipplan Fortaleza.

Saiba mais

● [Cidade com Conhecimento] Ipplan realiza exposição sobre bairros da Capital e lança versão 2.0 da plataforma Fortaleza em 121 Bairros. Exposição montada no Centro Cultural Banco do Nordeste ficou disponível por seis semanas.
A exposição é uma das atividades promovidas pelo Instituto para comemorar a atualização da plataforma, que recebeu mais informações e curiosidades sobre os bairros, além de novas ferramentas para a visualização de dados (bairro graphics).

Saiba mais

● [Cidade com Conexões] Ipplan participa de evento de divulgação dos resultados do Censo Demográfico 2022: Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, promovido pelo IBGE.
A autarquia também participou da oficina “um território de informações: potencialidades dos dados do Censo 2022.

● [Gestão e Governança Interna] 3ª edição do “dia i” debate inovação no serviço público.

● [Cidade com Conexões] Ipplan Fortaleza discute transição energética no Congresso Mundial do ICLEI 2024. Em uma das mesas da programação, o Instituto debateu acerca das iniciativas para garantir uma transição energética justa. 

Saiba mais

● [Cidade com Conhecimento] Ipplan apresenta plataforma do Mapa Colaborativo da Economia do Mar. Desenvolvida pelo Instituto, a ferramenta cria um espaço digital onde cidadãos podem contribuir com informações sobre o uso do mar, desde áreas de pesca e práticas esportivas até zonas de banho.

A plataforma está disponível para acesso aqui.

JULHO

● [Cidade com Conexões] Ipplan participa de agenda na Colômbia a convite do C40 Cities para discutir segurança pública e planejamento urbano.

● [InREDE] VIII Encontro InREDE, em Curitiba, discute estratégias para resiliência climática. Mais de 30 instituições – incluindo cidades-membro da InREDE, representantes de bancos de financiamento, o Escritório Regional das Américas do New Development Bank e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – participaram do evento.

Saiba mais

● [Cidade com Conhecimento] Cartografia e gênero: Ipplan inclui no Fortaleza em Mapas dados georreferenciados com foco em mulheres.
Distribuição de matrículas de meninas e mulheres em instituições de ensino da Capital e de adolescentes grávidas por território são algumas das novas informações disponíveis na plataforma.
Fortaleza em Mapas é uma plataforma desenvolvida e gerida pelo Ipplan.

Saiba mais

● [Cidade com Conexões] Ipplan Fortaleza participa de evento na USP promovido por Harvard sobre Estudos Afro-Latino-Americanos.

Saiba mais

● [Reconhecimento] O Programa de Gestão Integrada desenvolvido no Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza foi tema de artigo publicado na Rede Juntos, plataforma que reúne gestores públicos de todo o Brasil. Intitulado Ciclo PDCA na Gestão Pública: para além do planejamento.

● [Cidade com Conexões] Ipplan Fortaleza discute iniciativas sustentáveis no 1° Fórum ESG O POVO, evento promovido pelo jornal O POVO com o intuito de reconhecer a importância do ESG, sigla em inglês que reúne as temáticas ambiental, social e de governança.

● [Gestão e Governança Interna] Quarta edição do “Dia i” aborda clima organizacional e o impacto nas rotinas.

● [Cidade com Planejamento] O Ipplan e a InREDE participaram, por meio de sua presidência, da mesa de abertura da 1ª Oficina de Construção Participativa do Programa Cidades Verdes e Resilientes

A InREDE faz parte do Comitê Gestor do programa e contribuirá para o planejamento da iniciativa de forma estratégica, institucionalizada, contínua e integrada.

Também estiveram presentes na ocasião a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro das Cidades, Jader Barbalho; a ministra de Ciências, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; além de representantes dos Institutos de Manaus (AM), Recife (PE) e Redenção (PA), membros da InREDE.

O evento marca o início da construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e resiliência das cidades brasileiras, tendo em vista os impactos das mudanças climáticas.

Confira o evento na íntegra

AGOSTO

● [Cidade com Conexões] Presidente do Ipplan e da InREDE participa da abertura da 1ª oficina de construção participativa do programa Cidades Verdes e Resilientes.

● [Cidade com Conhecimento] Ipplan Fortaleza e Defesa Civil avançam na elaboração de sistema de monitoramento de eventos adversos, como alagamentos, inundações, desabamentos, deslizamentos, incêndios e explosões.

A plataforma, de gestão interna, permitirá o mapeamento de ocorrências e riscos, principalmente em regiões mais vulneráveis da cidade. Será possível visualizar os danos de cada evento, como a área e os patrimônios afetados, além da quantidade de pessoas feridas, desaparecidas ou mortas.

SETEMBRO

● [Cidade com Planejamento] Participação no lançamento do Plano Municipal de Redução de Riscos, uma iniciativa do Ministério das Cidades e do Serviço Geológico do Brasil. Fortaleza foi uma das 10 cidades brasileiras contempladas a receber o Plano.

A ação tem como objetivo mapear e classificar os riscos geológicos e hidrológicos, com foco especial nas áreas periféricas, apoiando a gestão de risco e o planejamento de ações preventivas contra desastres. O projeto contempla a criação de um documento estratégico para a prevenção e mitigação de riscos socioambientais nos municípios.

● [Gestão e Governança Interna] Realização da 1ª edição do Café com Dados do Ipplan com a temática “Envelhecimento Populacional: o que dizem os dados do IBGE”.

OUTUBRO

● [Cidade com Conhecimento] Ipplan apresenta protótipo do Sistema de Monitoramento de Eventos Adversos de Fortaleza no IV Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais (IBGE). A ferramenta buscará melhorar o processo de registro e acompanhamento dos dados de eventos adversos captados pela Defesa Civil de Fortaleza.

● [Cidade com Conexões] Desenvolvimento da identidade visual para a campanha de Fortaleza para sediar o Fórum Urbano Mundial em 2028.

NOVEMBRO

● [Cidade com Conexões] Participação no 16º Congresso de Cadastro Multifacetado e Gestão Territorial (Cobrac), na mesa “A dinâmica (in)alcançável das cidades pela implementação do CTM e a materialização dos ODUS”, no subtema “Reflexos dos investimentos em atualização cadastral nos instrumentos de política urbana”.

● [Cidade com Conexões] Participação no Fórum Urbano Mundial (WUF12).
Ipplan apresenta Plano Municipal de Caminhabilidade, Parque Rachel de Queiroz, projetos Caminhos Verdes e Azuis e outras iniciativas de Fortaleza.
Na sua 12º edição, o fórum aconteceu de 04 a 08 de novembro no Cairo/ Egito.
[InREDE] No evento, a InREDE, que tem a presidência do Ipplan Fortaleza, teve uma série de agendas. Confira:
⁃  Lançamento do “Cadernos InREDE - Centros Urbanos”, versão inglesa no WUF12. 
A publicação encontra-se disponível aqui.
⁃ Participação como painelista na mesa “Building Connections: Towards a Latin American and Caribbean Network of Planning Institutes”, organizado pelo Fórum de Ministros e Altas Autoridades de Habitação e Urbanismo da América Latina e do Caribe (MINURVI), com o apoio da InREDE, para avançar na criação de uma rede latina e caribenha de planejamento.

A convite do Ministério das Cidades, a InREDE apresentou os avanços da organização e sua importância para fortalecer o planejamento integrado, estratégico e continuado das cidades brasileiras no Fórum de Ministros e Máximas Autoridades de Habitação e Urbanismo da América Latina e Caribe, realizado em Brasília. 

O Minurvi, fundado em 1992, é uma entidade intergovernamental que reúne ministros de estado e autoridades governamentais de 35 países, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos por meio de cooperação e coordenação internacional.

Participação como painelista na mesa “Urban Planning Tailor - made local solutions for resilient Cities and Communities facing climate change” a convite da Rede Global de Agências de Planejamento Metropolitano e Territorial (MTPA), com objetivo de compartilhar ideias de institutos de diferentes regiões. 
⁃ Reunião com o Ministro das Cidades junto à delegação brasileira. Oportunidade na qual foi apresentada a rede para toda a delegação presente.
⁃ Reunião com a MTPA, onde a InREDE, foi convidada para assumir a  Presidência Regional da América Latina da Rede Global de Planejamento Territorial e Metropolitano

● [InREDE] Participação no Urban 20 (U20) – iniciativa de diplomacia de cidades que conta com países membros do G20 tendo por objetivo  promover o debate e a articulação política de recomendações aos líderes do G20 nas pautas de economia, clima e desenvolvimento sustentável urbano. 
Durante o U20 no Rio de Janeiro, a InREDE promoveu e participou de uma mesa com o tema “Da resiliência climática à erradicação da fome – O papel dos Institutos de Planejamento na superação dos desafios locais”.

● [InREDE] Participação em evento promovido pela Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos e pela Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, na Abertura da Semana de Urbanismo em Brasília. A pauta foi a requalificação e valorização dos centros urbanos.
A InREDE é membro do conselho consultivo da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos. 

● [InREDE] Participação no IX Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, em Brasília, com a pauta “avançar nas ações em prol do planejamento integrado, estratégico e continuado"

No evento foram formalizadas as parcerias com o Ministério das Cidades, o ONU-Habitat e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

O acordo de Cooperação Técnica firmado com o MCidades tem como o objetivo aprimorar as políticas públicas e ações relacionadas à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Este acordo permitirá o compartilhamento de informações, além de suporte técnico e metodológico, adaptando as políticas públicas à realidade de cada município.

⁃ Na oportunidade também foi publicado o “Guia de apoio à criação e fortalecimento de Institutos de Planejamento”. Acesse!

● [Gestão e Governança Interna] Realização da 2ª edição do Café com Dados do Ipplan. Na oportunidade foi discutido os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a proposta brasileira de criação de um ODS específico que foque na luta pela equidade racial.

● [Reconhecimento] Prêmio Periferia Viva 2024: Ipplan Fortaleza conquista 4º lugar com a iniciativa "Governança Participativa nas Zeis de Fortaleza: Estruturação e Inovação na Transformação Social".

● O Ipplan recebe a visita do Banco KFW. Os representantes da instituição alemã visitaram os projetos “Caminhos Verdes e Azuis”, no Bom Jardim, e o projeto “Barras do Mar”, que liga o Pirambu à Barra do Ceará.

DEZEMBRO

● [Cidade com Conhecimento] Participação na 7ª Semana Anual do programa “Sim, eu existo”, em que foram apresentados os resultados do estudo técnico "O Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (COGEMRCN) de Fortaleza: avanços e desafios". O estudo foi realizado pelo Ipplan, que na oportunidade também mediou oficina para aprofundar na discussão sobre os dados obtidos e futuros desdobramentos da pesquisa.

O trabalho contempla três produtos fundamentais: uma nota técnica, um painel de dados e um sumário executivo, todos voltados para fortalecer a política pública em três eixos principais: Mapeamento territorial das demandas da população; Desenho do perfil dos atendidos pela política; e Avaliação e otimização do serviço, identificando as principais motivações que levam a população a precisar desse atendimento.

● [Cidade com Governança] Fórum Permanente das ZEIS apresenta a análise dos resultados da pesquisa "O perfil dos/das Conselheiros/as das ZEIS - 2024". A pesquisa tem como objetivo otimizar a comunicação entre a equipe que lida diretamente com as lideranças comunitárias e possibilitar a criação de políticas públicas participativas.

● [Gestão e Governança Interna] Oficina de QGIS (nível básico e intermediário) para colaboradores. O curso contou com a participação de servidores de todas as quatro diretorias finalísticas que integram o Instituto e teve duração de quatro dias.
Quantum GIS é uma plataforma de software livre e de código aberto, não tem custo e trabalha com informações geoespaciais de todo o mundo.

● [Reconhecimento] Candidatura selecionada no Programa de Cooperação Mercocidades: O Ipplan aplicou, em agosto de 2024, e foi selecionado, em dezembro, na chamada internacional de Boas Práticas para Políticas Locais de Gênero, promovida pela Unidade de Gênero e Município da rede Mercocidades, com o objetivo de mapear políticas desenvolvidas por cidades ou governos locais membros da rede Mercocidades que se destacam por apresentarem notável impacto no combate à desigualdade de gênero em seus territórios. A cidade de Fortaleza, assim como as demais selecionadas, foram reconhecidas na XXIX Cúpula das Mercocidades, em Esteban Echeverría, Argentina.

● [Gestão e Governança Interna] Lançamento do Sistema Integrado de Gestão - “Sistema Gestor Ipplan”: O sistema interno visa integrar as etapas de planejamento e monitoramento de iniciativas, indicadores e projetos em andamento no Instituto. Além disso, ele nasce como uma plataforma para facilitar e otimizar os processos e as rotinas de trabalho dos colaboradores, por meio de módulos visualmente atrativos, simples e intuitivos que se adaptam à realidade de cada equipe. O sistema foi desenvolvido e testado, e segue em implementação.

● [Gestão e Governança Interna] Aperfeiçoamento da Intranet do Ipplan: A intranet do Ipplan segue em constante melhoria, com a inclusão de novos módulos e funcionalidades, facilitando o acesso à informação pelos colaboradores e a serviços internos. Dentre os serviços oferecidos, há dados institucionais, publicações de relatórios, informações sobre o perfil dos colaboradores, notícias atualizadas e guias sobre processos internos. Por meio dela, também é possível solicitar o serviço de táxi corporativo ou o atendimento técnico do time de Tecnologia. 

● [Gestão e Governança Interna] Confraternização interna entre colaboradores do Ipplan. 

● [Cidade com Governaça] Lançamento do Relatório Voluntário Local
A versão compacta serve para quem deseja conhecer como está Fortaleza frente aos 17 ODS traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) já consolidados e mais um ODS em consolidação.

Saiba mais

Leia

também

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal. Ao utilizar o Portal da Prefeitura você concorda com a política de privacidade e termos de uso. Termos de Uso Política de Privacidade Prosseguir