Ippuc, em Curitiba, recebeu o VIII Encontro InREDE, realizado nos dias 27 e 28 de junho

VIII Encontro InREDE discute estratégias para resiliência climática

Larissa Menescal, presidenta da InREDE e do Ipplan Fortaleza, esteve presente no encontro que reuniu mais de 30 instituições
Evento Institucional
01/07/2024 • 11h45 | Atualizado há 10meses 03dias

Com foco na discussão de estratégias para mitigar os impactos das mudanças climáticas e na captação de recursos para esses projetos, o VIII Encontro InREDE foi realizado em Curitiba (PR), nos dias 27 e 28 de junho. Na ocasião, equipes das cidades-membro da InREDE e representantes de bancos de financiamento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Escritório Regional das Américas do New Development Bank e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reuniram-se na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Confira a lista de participantes.

O primeiro painel do encontro foi focado na estruturação de projetos e linhas de financiamento para as cidades, com a participação de técnicos dos bancos de financiamento. Estiveram presentes o gerente do BNDES, André Souto; o profissional sênior do NDB, Alexandre Takahashi; e o especialista sênior de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, Diego Arcia.

De acordo com os especialistas, o principal desafio das cidades são as mudanças climáticas, que têm impactado diversos setores. Por isso, eles procuram prever o impacto em diferentes cenários e saber qual a melhor forma de adaptar as infraestruturas das cidades.

Presidenta da InREDE e do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza), Larissa Menescal ressalta a importância das iniciativas de resiliência climática, tema central do planejamento urbano na atualidade. 

"Os institutos de planejamento já estavam sensíveis ao tema e estão se estruturando. Hoje existe a oportunidade de promover maior resiliência climática para as cidades brasileiras e isso fortalece o planejamento urbano como indutor de programas e serviços sustentáveis"

Referência de desenvolvimento urbano sustentável no Brasil, o Ippuc apresentou dois exemplos no encontro. A assessora de Financiamento do Ippuc, Ana Jayme, falou da experiência do Instituto na obtenção de financiamentos, ressaltando as lições aprendidas na captação de recursos, enquanto o coordenador da Unidade Técnica de Acompanhamento e Gestão (Utag), Márcio Teixeira, abordou os elementos para a boa execução de programas e projetos.

Na sexta-feira (28/06), foram apresentados os representantes das novas cidades-membro da InREDE e, na sequência, os participantes do encontro conheceram a estrutura do Ippuc, onde foram apresentados ao Hipervisor Urbano de Curitiba, plataforma de análise e convergência de dados públicos relevantes para a orientação do planejamento da cidade.

InREDE

A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento surgiu em 2022, em Fortaleza, com o objetivo de construir uma rede colaborativa entre Institutos de Planejamento, com a missão de fortalecer a cultura do planejamento para enfrentar os desafios urbanos e de fomentar a troca de conhecimentos para promover cidades mais inclusivas e resilientes. 

Atualmente, a organização é presidida pelo Ipplan Fortaleza e possui mais de 30 cidades-membro, entre institutos e prefeituras de municípios brasileiros. A rede também tem apoio do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Projeto Cidade Presente (DUS), fruto da Cooperação entre o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) e o Ministério das Cidades, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, Agência Alemã de Cooperação para o desenvolvimento sustentável.

Texto: Guilherme de Castro*
*Estagiário sob supervisão

Leia

também

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal. Ao utilizar o Portal da Prefeitura você concorda com a política de privacidade e termos de uso. Termos de Uso Política de Privacidade Prosseguir