
Membros da C40 visitam iniciativas da Prefeitura de Fortaleza com foco em sustentabilidade
Representantes da rede global C40 Cities realizaram, nesta semana, visitas técnicas a iniciativas da Prefeitura de Fortaleza com foco no desenvolvimento urbano sustentável. O roteiro incluiu os projetos Cuca Ambiental e Juventude no Parque, no Cuca Mondubim; microparques e pátios naturalizados; o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy; e o Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT), na Praia de Iracema. O grupo também conheceu a política de vigilância da qualidade do ar da Capital, a plataforma de coleta de recicláveis Re-ciclo e áreas beneficiadas pelo Programa de Infraestrutura e Saneamento de Fortaleza (Proinfra).
De acordo com o diretor regional da C40 para América Latina, Ilan Cuperstein, os projetos apresentados são “inspiradores”, principalmente por Fortaleza agora fazer parte da rede mundial de prefeitos no enfrentamento à crise climática. “Com essas visitas, poderemos montar um plano de trabalho detalhado com a Prefeitura para ajudar a Cidade a avançar na sua agenda de sustentabilidade e inclusão, e também levar os vários sucessos e as inovações de Fortaleza para o mundo”, disse.
Participaram da programação, ainda, a gerente senior de Finanças para Transporte Limpo da C40, Bianca Macedo, e o modelador de impactos de projetos da rede, Kauê Braga. O grupo foi guiado pela assessora de Projetos Inovadores do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Dalila Menezes.
“Esta iniciativa oferece uma oportunidade de conectar-nos com outras cidades, permitindo-nos avançar juntos na abordagem dos desafios relacionados à crise climática que são comuns aos grandes centros urbanos. Além de superar esses desafios, temos a capacidade de inspirar outras cidades ao redor do mundo”, avalia Menezes.
Fortaleza e C40
Reafirmando o compromisso com a agenda climática e políticas ambientais, a Prefeitura de Fortaleza agora integra a rede global C40 Cities. A assinatura de adesão ocorreu na terça-feira (02/04), no Paço Municipal.
O grupo de prefeituras tem como objetivo coordenar uma abordagem inclusiva e colaborativa, baseada em dados científicos, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030, a fim de limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC, conforme orienta o Acordo de Paris. Além da capital cearense, outras quatro cidades brasileiras integram a rede mundial: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Salvador (BA). Todos os municípios são avaliados periodicamente conforme os padrões de liderança da C40.