
Ipplan Fortaleza participa de evento na USP promovido por Harvard sobre Estudos Afro-Latino-Americanos
O Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza) participará do Terceiro Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos, evento realizado pela Universidade de Harvard. A programação ocorre de 10 a 12 de julho na Universidade de São Paulo (USP). Na quinta-feira (11/07), a diretora do Observatório de Governança Municipal do Ipplan, Izabel Accioly, fará parte do painel “Ações afirmativas e cotas na educação: complexidades”, no qual ela vai apresentar o tema "Desafiando a branquitude acadêmica: uma análise das transformações pós ações afirmativas nas universidades brasileiras".
Izabel conta que a presença do Ipplan no evento destaca um dos eixos mais importantes do trabalho realizado no Observatório: a avaliação e o monitoramento de políticas públicas. “O estudo que apresentarei tem estreita relação com esta área. O Ipplan, muito sensível e focado também no combate às desigualdades sociais e na construção de uma cidade mais justa, é um importante apoiador”, disse.
Sediada pela primeira vez na América Latina, a conferência recebeu 1.935 inscrições, sendo 76% de candidatos que se identificam como pessoas negras, 67% como mulheres e 51% como mulheres negras. As inscrições abrangem diferentes disciplinas e campos de estudo, com destaque para Educação; Literatura; Artes Visuais; Música e Cultura; História; Direito e Ciência Política; Sociologia e Movimentos Sociais; Gênero e Feminismo; Relações Afro-Indígenas; Arqueologia; Saúde Pública e Religião.
O encontro deste ano é realizado pelo Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas (Alari) e pelo Centro David Rockefeller de Estudos Latino-Americanos (DRCLAS), ambos da Universidade de Harvard, em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (Prip) da USP e o Consórcio Universitário de Estudos Afro-Latino-Americanos.
Criado pela Universidade de Harvard, o Alari foi a primeira instituição de pesquisa dos Estados Unidos voltada à história e à cultura de afrodescendentes na América Latina e no Caribe.
Izabel Accioly
Bacharel em Ciências Sociais (UFC) e mestre em Antropologia Social (UFSCar), Izabel Accioly é pesquisadora no Núcleo de Estudos de Raça e Interseccionalidades da UFC/Unilab. É coautora do artigo "Tornar-se Negra, Tornar-se Branca, e os Riscos do Antirracismo de Fachada no Brasil Contemporâneo", publicado em 2021 na revista Latin American and Caribbean Ethnic Studies (Laces).
Em 2023, foi convidada pelo governo dos Estados Unidos para participar do International Visitor Leadership Program (IVLP), cujo tema foi o Desmantelamento da Injustiça Racial e Social. No início de 2024, assumiu a Diretoria do Observatório de Governança Municipal do Ipplan Fortaleza.
Texto: Guilherme de Castro*
*Estagiário sob supervisão