
Iplanfor apresenta "Fortaleza em Bairros" em workshop do Programa Cities Forward
O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) apresentou, na quarta-feira (08/05), o projeto "Fortaleza em Bairros" a participantes do Workshop de Desenvolvimento de Contexto Favorável, no Paço Municipal. O evento faz parte do Programa Cities Forward, lançado pelo Estados Unidos em parceria com Governos Locais para a Sustentabilidade (Iclei), Resilient Cities Catalyst e Instituto das Américas.
A plataforma "Fortaleza em Bairros" foi apresentada pela diretora de Planejamento do Iplanfor, Laura Janka, e pela assessora de Projetos Inovadores, Dalila Menezes.
“O intercâmbio de experiências da América Latina é uma oportunidade de aprendizado para as cidades e de compartilhamento do trabalho com dados a fim de aproximar a população do planejamento. Isso é resiliência comunitária", afirma Janka.
Programa Cities Forward
Fortaleza é a única capital nordestina e a segunda do Brasil selecionada para participar do Programa Cities Forward, cujo objetivo é auxiliar as cidades participantes na implementação de soluções que fomentem investimentos em serviços urbanos, promovendo a sustentabilidade, inclusão e resiliência em seus bairros e comunidades. Esta iniciativa busca alcançar esse propósito por meio da cooperação internacional, unindo 12 cidades dos EUA com 12 cidades da América Latina e Caribe.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), apresentou o projeto “Conector Verde Urbano”, proposta em desenvolvimento que consiste em um sistema multifuncional de áreas verdes que abrangerá bairros vulneráveis da nossa cidade. O objetivo é ampliar a cobertura arbórea, conectando diferentes áreas verdes já existentes e promovendo soluções como restauração de matas ciliares e jardins de chuva.
"Foi uma rica semana de trocas sobre resiliência climática e transformação urbana com cidades da América Latina e dos Estados Unidos. Além disso, foi interessante poder compartilhar nossas ferramentas para contribuir com as estratégias de transformação urbana da gestão", avalia a superintendente do Iplanfor, Larissa Menescal.
Ela enfatizou, ainda, que especialistas e consultores envolvidos no workshop ficaram "positivamente impressionados" com os alcances de projetos e ferramentas desenvolvidos pela Prefeitura de Fortaleza. "Eles ficaram desafiados a buscar novas estratégias de inovação que possam continuar contribuindo com esse processo de transformação urbana".
A programação do Workshop de Desenvolvimento de Contexto Favorável teve início na terça-feira (07/05), com falas de abertura do vice-prefeito Élcio Batista; da secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo; e do diretor fundador do Resilient Cities Catalyst, Andrew Salkin. Também participaram representantes das cidades de Ambato (Equador), Cartagena (Colômbia), Hermosillo (México) e Renca (Chile).
O evento foi encerrado na quinta-feira (09/05), com visita técnica ao Parque Rachel de Queiroz.