
Prefeitura de Fortaleza e Universidade de Chicago lançam Desigual Lab, primeiro laboratório municipal do Sul Global para a redução de desigualdades
A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Universidade de Chicago (EUA), lança, nesta terça-feira (05/03), o Desigual Lab, primeiro laboratório municipal do Sul Global voltado exclusivamente ao enfrentamento das desigualdades socioeconômicas, ambientais e espaciais. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O lançamento da Unidade de Inovação Governamental será realizado no auditório do Paço Municipal de Fortaleza, às 14h, com palestra do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas Michael Kremer, idealizador e parceiro da institucionalização do programa.
O Desigual Lab é um laboratório que promoverá o aumento na qualidade e na quantidade de avaliações de políticas públicas municipais, com o objetivo de otimizar a distribuição de recursos públicos, possibilitando, assim, a equidade no acesso a serviços oferecidos aos residentes da capital cearense.
A concepção do programa foi articulada entre o Iplanfor e o Development Innovation Lab (DIL) da Universidade de Chicago (UChicago), dirigido por Kremer.
O prefeito de Fortaleza José Sarto comemora o ineditismo do laboratório. “Somos a primeira cidade entre países do hemisfério sul a implementar um programa voltado para a redução de desigualdades, considerando conhecimento em desenvolvimento econômico, mudança climática, design urbano, entre outras áreas, que reduz custo e aprimora a efetividade das políticas públicas”, diz.
De acordo com o vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, o Desigual Lab vai ajudar a gestão municipal a compreender e a driblar dinâmicas que produzem e reproduzem desigualdades, fatores que acompanham historicamente as sociedades. “O programa vai ser formado por uma equipe multidisciplinar, com cientistas que terão capacidade de modelar políticas públicas a partir de novas tecnologias e metodologias de alto impacto”, afirma.
Diretora do Desigual Lab e do Observatório de Fortaleza do Iplanfor, Elis Teixeira entende que é urgente a promoção da equidade. “A criação desse laboratório impulsiona a elaboração de políticas inovadoras fortemente informadas por evidências, refletindo assim toda a nossa dedicação para a solução de problemas históricos que afetam a qualidade de vida e a geração de oportunidades à população de Fortaleza", avalia.
Os diretores executivo e de Inovação do Centro Econômico de Desenvolvimento da UChicago, Benjamin Krause e Ryan Cooper, também participarão da cerimônia de lançamento da unidade.
Confira a programação:
14h - Recepção dos convidados
14h30 - Palestra do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas Michael Kremer
15h10 - Assinatura do Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Fortaleza e a UChicago, com fala do prefeito José Sarto
15h20 - Desigual Lab: Fortaleza at the global forefront, apresentação de Benjamin Krause e Ryan Cooper
15h40 - Mapa das Desigualdades de Fortaleza - apresentação de Elis Teixeira (UFC/Iplanfor)
15h50 - A cidade como laboratório - apresentação do vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista
16h15 - Encerramento
Estudos em curso
A Universidade de Chicago vem trabalhando no projeto do Desigual Lab desde janeiro de 2023, com o objetivo de transformar o modo de avaliar políticas públicas por meio da institucionalização de uma Unidade de Inovação Governamental. Os estudos em curso estão sendo feitos por pesquisadores da UChicago, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Observatório de Fortaleza do Iplanfor.
Em setembro do ano passado, Ryan Cooper, economista do DIL, ministrou um curso de formação para servidores da Prefeitura de Fortaleza, e também ofereceu a cobertura dos custos de matrícula para o treinamento à distância, intitulado Designing and Running Randomized Evaluations, certificado pelo Massachusetts Institute of Technology e coordenado pela Prêmio Nobel Esther Duflo.
Uma das ações-meio do Desigual Lab é a capacitação das equipes de Fortaleza nas metodologias de avaliação experimental, mais conhecidas como Ensaios Controlados Randomizados e Experimentos Naturais.
Com o trabalho em curso há um ano, quatro avaliações de políticas públicas já foram desenhadas e estão na fase de coleta e análise de dados. São elas: “Nossas Guerreiras", “Costurando o Futuro”, “Bolsa Jovem” e “Caminhos da Escola”.
Serviço
Lançamento do Desigual Lab
Data: 05/03/2024 (terça-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: Auditório do Paço Municipal de Fortaleza (Rua São José, 01 - Centro)