
Plano Diretor de Fortaleza: o mar em discussão entre especialistas
As zonas costeiras e praias de Fortaleza foram tema de uma oficina sobre o Plano Diretor, realizada nos dias 16 e 17 de julho, na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan). O evento, realizado pelo Ipplan em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com o Instituto de Ciência do Mar (Labomar), também da UFC, buscou promover um espaço colaborativo para identificar dados, conflitos, soluções e diretrizes sobre as zonas costeiras e praias da cidade, como parte da revisão participativa do Plano Diretor de Fortaleza.
Além dos técnicos do Ipplan, de professores e de pesquisadores da UFC, a oficina do dia 16 contou com a participação de representantes da Companhia de Águas e Esgoto do Ceará (Cagece), da Defesa Civil de Fortaleza, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (Ademfor). Neste dia foram discutidas temáticas como Avanço da Linha de Costa, Aumento do Nível do Mar e Eventos Extremos; Poluição e Balneabilidade de Praias e Estuários; Esportes Náuticos e Ordenamento do Uso do Mar; e Biodiversidade, Economia Azul, Restauração e Pesca Artesanal. Esse encontro possibilitará a realização de um Plano Diretor que venha a valorizar este recurso tão importante da cidade, que é a zona costeira de Fortaleza.
O Ipplan tem realizado reuniões com especialistas de diferentes áreas técnicas para embasar a revisão do Plano Diretor de Fortaleza. As próximas reuniões serão destinadas a discutir temas como ambiente natural, ambiente construído, centralidades, macrozonas, governanças, sistemas urbanos e indicadores.