Meio ambiente é tema de discussão da 2ª audiência pública do Plano Diretor de Fortaleza

O segundo encontro da revisão do Plano Diretor de Fortaleza acontece neste sábado (9/8), a partir das 8h, na Academia do Professor
Participação cidadã
07/08/2025 • 15h12 | Atualizado há 01dia 15horas

O ambiente natural de Fortaleza será tema da segunda audiência pública para revisão do Plano Diretor Participativo e Sustentável. O encontro ocorre neste sábado (9/8), das 8h às 15h, no auditório da Academia do Professor. Qualquer pessoa pode participar da audiência e fazer suas considerações sobre os estudos e proposições apresentadas pelo Grupo Técnico do Plano Diretor. As inscrições podem ser feitas na recepção do evento.

A temática da segunda audiência envolve o zoneamento do ambiente natural da cidade, áreas verdes, parques e microparques. Entre as novidades incorporadas na proposta em construção estão temas como agroecologia urbana, biodiversidade marinha e costeira, conectores verdes e corredores ecológicos, águas urbanas e emergência climática. O caderno de estudos e proposições sobre o tema já está disponível no site oficial do Plano Diretor e servirá como norte para as discussões. 

“Precisamos enverdecer Fortaleza. A falta de verde na cidade amplia o calor, prejudicando a saúde das pessoas. As áreas verdes são fundamentais para a qualidade de vida da população, por isso é tão importante a participação de todos nesta audiência de sábado”, destaca Artur Bruno, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan).

Audiências

O objetivo das audiências públicas é coletar contribuições da população e de especialistas para a atualização das diretrizes que vão orientar o desenvolvimento urbano da capital nos próximos anos.

A primeira audiência, realizada no dia 2 de agosto, teve como tema central as áreas de riscos climáticos, uma inovação no contexto do Plano Diretor. Durante o encontro, a Defesa Civil destacou a importância de uma definição mais precisa das áreas de risco, reforçando a necessidade da participação social no processo, conforme a metodologia da Defesa Civil Nacional. O objetivo é construir um zoneamento urbano que considere regiões suscetíveis a alagamentos, deslizamentos e ilhas de calor, de modo a mitigar os impactos de eventos climáticos extremos.

Até o começo de outubro, a Prefeitura de Fortaleza irá realizar oito audiências, cada uma com um tema específico, garantindo discussões aprofundadas sobre os diferentes aspectos do planejamento urbano.

Todas as reuniões serão abertas ao público. As informações sobre locais e horários estão disponíveis no Calendário das audiências públicas para revisão do Plano Diretor

Serviço:

Sempre aos sábados, a partir das 8h30, na Academia do Professor (Rua Dona Leopoldina, 907 - Centro)

1° Ciclo de Audiências

Data: 9/8 - Tema: Ambiente Natural

Data: 23/8 - Tema: Ambiente Construído (zeis, habitação, zonas urbanas)

Data: 30/8 - Tema: Centralidades (patrimônio, polos e eixos)

2° Ciclo de Audiências

Data: 13/9  - Tema: Macrozona do Ambiente Natural

Data: 20/9  - Tema: Macrozona do Ambiente Construído

Data: 27/9  - Tema: Macrozona de Centralidades

Data: 4/10  - Tema: Governanças, Sistemas e Indicadores

Serviço:
2ª Audiência Pública do Plano Diretor de Fortaleza

Data: sábado (9/8)
Horário: a partir das 8h
Local: Academia do Professor (Rua Dona Leopoldina, 907 - Centro)
Mais informações: site oficial do Plano Diretor
Aberto ao público

Leia

também

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal. Ao utilizar o Portal da Prefeitura você concorda com a política de privacidade e termos de uso. Termos de Uso Política de Privacidade Prosseguir