Próximo Pirf de Fortaleza tem local definido em última reunião do Fórum das Zeis de 2025

A reunião foi um reencontro de importantes lideranças comunitárias de Fortaleza. Entre as deliberações está a escolha da Zeis Cais do Porto para receber o próximo Plano Integrado de Regularização Fundiária (Pirf)
Participação cidadã
07/11/2025 • 16h58 | Atualizado há 19dias 5horas

O Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan) realizou nesta sexta-feira (7/11) mais uma reunião ordinária do Fórum das Zeis Prioritárias de 2025, na Casa da Indústria. O encontro, que tem periodicidade trimestral foi o último de 2025, e contou com a presença dos representantes do Fórum — que inclui os Conselhos Gestores das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), representantes da sociedade civil e do setor público — além de representantes da Companhia de Águas e Esgoto do Ceará (Cagece).

Artur Bruno, presidente do Ipplan Fortaleza, abriu o evento ressaltando o papel dos movimentos populares nos debates sobre o Plano Diretor Participativo e Sustentável de Fortaleza, tanto nas audiências públicas, quanto na Conferência da Cidade do Plano Diretor. Muitas das propostas do campo popular foram incorporadas no Projeto de Lei que agora segue em nova fase de discussões na Câmara Municipal de Fortaleza.

Aline Bessa, representante da Cagece, apresentou um quadro das obras que estão sendo desenvolvidas nas áreas das Zeis. Foi uma oportunidade para apresentar cada uma das intervenções e tirar as dúvidas dos representantes presentes.

Na sequência, Lívia Fernandes, representante da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), apresentou aspectos do Plano Plurianual da Prefeitura de Fortaleza (PPA 2026-2029) de interesse das comunidades das Zeis, representando outro momento de interação entre os representantes comunitários e o poder público. Dentre as deliberações do PAA para as Zeis está a realização de dois Planos Integrados de Regularização Fundiária (Pirf) por ano. Neste sentido, os participantes do Fórum votaram para que o próximo Pirf a ser realizado seja o da Zeis Cais do Porto, ficando a definição do outro Pirf para ser decidido no próximo ano.

Houve ainda um momento para livre manifestação dos participantes, em que cada um pôde fazer suas considerações sobre o movimento das Zeis, sobre suas demandas e reflexões sobre a cidade. Rogério Costa, presidente do Conselho Gestor da Zeis do Bom Jardim, apresentou três propostas para serem encaminhadas às respectivas instâncias municipais. Uma delas foi a criação do Festival Cultural das Zeis. Rogério ressaltou a importância da cultura como elemento de apropriação dos territórios. “As Zeis são riquíssimas em manifestações culturais, são grupos de danças, músicas, artesãos de todos os tipos e da melhor qualidade. A cultura é uma forma de combater a violência e de aproximar as comunidades", destacou o líder comunitário.

Além da proposta à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Rogério sugeriu que a prefeitura desenvolva projetos para melhorar as calçadas nas áreas de Zeis, garantindo a caminhabilidade, e uma outra proposta sobre a necessidade do plantio de árvores, para o enverdecimento das Zeis.

“Esta manhã foi muito rica em experiências para o fortalecimento do espírito comunitário, tão presente no movimento das Zeis”, comentou Elizabeth Feijão, diretora de Articulação e Integração de Políticas do Ipplan Fortaleza. 

Leia

também

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal. Ao utilizar o Portal da Prefeitura você concorda com a política de privacidade e termos de uso. Termos de Uso Política de Privacidade Prosseguir