
Prefeitura de Fortaleza, em parceria com BID e C40, desenvolve programa para reduzir ilhas de calor
A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Rede C40, vai desenvolver o programa Bairros Verdes e Saudáveis, um projeto-piloto cujo objetivo é reduzir as ilhas de calor da cidade, por meio de ações de arborização e soluções baseadas na natureza (SBN). Os encontros em Fortaleza para o desenvolvimento do programa foram finalizados nesta sexta-feira (11/7). A iniciativa vem sendo assessorada pelas instituições internacionais e após conclusão projetual, será avaliada, financiada e implementada na cidade.
A implementação em Fortaleza será realizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan) e pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria técnica com diversos outros órgãos municipais, por meio de uma colaboração que engloba tanto a elaboração de projetos quanto a execução de ações estratégicas para impulsionar a agenda sustentável da cidade.
“Fortaleza foi selecionada para participar do programa BID Lab Cities, no âmbito da Rede de Bairros Verdes e Saudáveis da C40. A iniciativa selecionou quatro cidades latino-americanas para desenvolver projetos de inovação e combate às mudanças climáticas”, contextualiza Dalila Menezes, gerente de Planejamento no Ipplan.
A visita técnica e a oficina de projeto, realizadas no período de 9 a 11 de julho, são uma das etapas de uma série de encontros (presenciais e virtuais) com vistas a desenvolver a proposta de Fortaleza na perspectiva do Programa Rede Bairros Verdes e Sustentáveis da C40. As atividades em Fortaleza contaram com a presença dos consultores Roberto Madera, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Juan Felipe Caicedo, da Rede C40.
O programa centra-se na utilização de abordagens de planejamento e design urbano para reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar das pessoas no nível local. O objetivo é dar suporte às cidades para desenvolverem soluções replicáveis em nível local e para promover os princípios de Bairros Verdes e Saudáveis por meio de experimentação e inovação.
A proposta de Fortaleza
O objetivo é reduzir as ilhas de calor por meio da criação de equipamentos menores, que possibilitem o monitoramento dos resultados. O tempo do programa é de um ano, quando serão mensuradas as estratégias de manutenção, de irrigação e do desenvolvimento da cobertura verde, que poderá ser replicada em outras áreas da cidade.
Após a conclusão das atividades nesta sexta-feira (11/7), o próximo passo será enviar o projeto ao BID Lab Cities para que, após a avaliação, venha o financiamento e a implantação do projeto-piloto.
O projeto foi desenvolvido por representantes dos seguintes órgãos da Prefeitura: Secretaria de Governo (Segov); Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan); Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma); Secretaria de Infraestrutura (Seinf); Secretaria de Conservação dos Serviços Públicos (SCSP); Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil; Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor); Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).
Fortaleza, cidade C40
A atual gestão municipal prioriza a redução das desigualdades, a inclusão social e o enfrentamento à crise climática, elementos fundamentais para o desenvolvimento urbano sustentável. Fortaleza, conhecida por sua capacidade inovadora, consolidou-se nos últimos anos como referência na implementação de projetos criativos para resolver desafios urbanos complexos, sempre colocando as pessoas no centro das soluções. É por isso que Fortaleza foi selecionada para fazer parte da C40.
A Rede Global de Cidades C40 (ou simplesmente C40) é uma organização internacional que reúne 98 grandes cidades globais comprometidas com o combate às mudanças climáticas. Seu objetivo é acelerar ações urbanas sustentáveis para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e promover um futuro mais resiliente e justo.