
7ª Conferência da Cidade de Fortaleza ocorre nesta sexta e sábado (27 e 28/6)
A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan), em parceria com organizações da sociedade civil, realiza, nos dias 27 e 28 de junho, a 7ª Conferência da Cidade de Fortaleza. O evento será realizado no anexo da Assembleia Legislativa do Ceará, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). A Conferência reúne diferentes segmentos da sociedade, do poder público e especialistas para debater os principais desafios urbanos da cidade, além da construção de propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
“Estamos diante de um momento estratégico. A PNDU está sendo formulada participativamente, com etapas municipais, estaduais e, por fim, a realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para o segundo semestre de 2025. Este é um marco para redefinir as diretrizes que irão orientar o planejamento urbano, a política habitacional, a mobilidade, o meio ambiente, o saneamento, os espaços públicos, a governança e o financiamento das cidades brasileiras”, afirma o presidente do Ipplan, Artur Bruno. Há 9 anos não é realizada a Conferência da Cidade em Fortaleza, já em âmbito nacional, esse hiato é de 12 anos.
Com o tema "Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social", o evento está dividido em cinco eixos de discussão: Mobilidade Urbana Sustentável; Meio Ambiente e Mudança Climática; Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável; Governança Compartilhada e Acolhimento; e Segurança Pública e Assistência Social.
Pré-conferências
Durante os meses de maio e junho, foram realizados quatro encontros territoriais e temáticos preparatórios, que mobilizaram centenas de participantes em diferentes regiões da cidade e instituições públicas, garantindo escuta ativa, pluralidade de vozes e aprofundamento nos cinco temas definidos localmente. As propostas apresentadas pelos participantes nesses encontros servirão como base para a Conferência de Fortaleza.
“Cada pessoa tem algo valioso a dizer sobre sua vivência na cidade e sobre como ela pode ser melhor. Que esta Conferência seja um espaço de construção colaborativa, fortalecimento da cidadania e afirmação de uma nova cultura política urbana.”, ressalta a diretora de Integração e Articulação de Políticas do Ipplan, e membro das comissões Organizadora e Executiva da Conferência, Elizabeth Feijão.
Programação
O credenciamento dos participantes inscritos inicia-se às 8h da sexta-feira (27/6). A abertura oficial da Conferência está marcada para as 9h. Vale destacar que as inscrições para participar do evento estão encerradas, mas poderá haver inscrições no local, das 9h às 11h30, caso haja desistência de pessoas inscritas. Desta forma, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para quem estiver presente.
Ainda na manhã de sexta-feira (27/6) ocorrem as palestras sobre os temas que serão abordados durante a Conferência. Os trabalhos em grupo por tema, a discussão e a aprovação das propostas ocorrem na parte da tarde da sexta-feira.
No sábado (28/6), os trabalhos serão retomados a partir das 13h. O dia será dedicado à eleição das pessoas delegadas que representarão Fortaleza na 6ª Conferência das Cidades do Ceará e que, posteriormente, poderão ser indicadas para representar o Estado na 6ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília.
A organização
O evento é organizado pela Prefeitura de Fortaleza, com coordenação do Ipplan, e pelas seguintes organizações: Central de Movimentos Populares; Associação Comunitária É Tempo de Vencer; Associação de Mulheres Empreendedoras do Bairro Damas e Jardim América; Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas; Frente de Luta por Moradia Digna; Fórum Nacional de Mulheres do Movimento Hip-Hop; Levante Popular da Juventude/ Mãos Solidárias; Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará; Sindicato dos(as) Assistentes Sociais do Estado do Ceará; Associação Beneficente Menino Jesus de Praga; Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará; e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará.
Contexto
É na Conferência da Cidade que são formuladas e eleitas as propostas para a PNDU que serão levadas para a etapa Estadual. Também são eleitas as pessoas delegadas municipais, que defenderão e elegerão as propostas para a PNDU na etapa Estadual.
A etapa nacional, a 6ª Conferência Nacional das Cidades, segue o mesmo rito e ocorrerá no mês de outubro, em Brasília.
Serviço
7ª Conferência da Cidade de Fortaleza
Período: 27 e 28 de junho
Local: Anexo da Assembleia Legislativa do Ceará, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) - Rua Barbosa de Freitas, nº 2709 - Dionísio Torres
Programação completa
Sexta-feira, 27 de junho
7h30 – 9h | Credenciamento
9h – 9h40 | Abertura oficial da Conferência
9h40 – 11h20 | Painéis - Palestras sobre os temas da 7ª Conferência da Cidade de Fortaleza
11h20 – 11h30 | Composição da Mesa Diretora da 7ª Conferência da Cidade de Fortaleza
11h30 – 12h | Leitura do Regulamento Interno
13h – 16h | Trabalho em grupos por tema
16h – 18h | Plenária das propostas
18h – 18h30 | Leitura das propostas aprovadas e encerramento
Sábado, 28 de junho de 2025
13h – 13h30 | Acolhida e retomada dos trabalhos
13h30 – 14h | Orientações gerais sobre a eleição das pessoas delegadas
14h – 16h30 | Eleição das pessoas delegadas por segmento
16h45 – 17h45 | Apuração
17h45 – 18h30 | Apresentação das pessoas delegadas que representarão Fortaleza na 6ª Conferência das Cidades do Ceará e encerramento